O casal proprietário focou a obra em dois pontos principais:
- O primeiro a remodelação da cozinha;
E o segundo a remodelação de uma casa de banho, no piso superior.
No entanto, o que desenhámos, acabou por ser a remodelação total desta moradia em Alcabideche.
Sala de estar e de jantar
Conservámos os dois ambientes anteriores, mas estucámos e pintámos as paredes e, o branco, veio trazer mais luz a ambos os espaços.
O chão, outrora em tijoleira creme, deu lugar a pavimento flutuante laminado, para maior conforto visual e de utilização.
Quanto às infraestruturas elétricas e de telecomunicações, como TV, telefone e internet, foram todas revistas e adaptadas aos novos equipamentos. As paredes foram estucadas e pintadas.
A sala de estar dispunha de uma lareira com recuperador de calor integrado, que foi substituído por um equipamento mais sustentável, económico e eficiente: uma salamandra a pellets. Esta mudança em termos de volumetria, conferiu um maior espaço à sala.
Por meio da substituição da caixilharia (sem treliça) com novas características térmicas e acústicas, alongámos a leitura da sala abrindo-a ao jardim, auspiciando-se os momentos de contemplação e equilibrio na natureza.
Os sofás foram aproveitados e reestofados e, as obras de arte, foram redistribuídas em todas as paredes.
Substituímos toda a iluminação por candeeiros com lâmpadas “led”.
Cozinha de pequena dimensão
A cozinha, embora em bom estado de conservação, pedia renovação.
Mantivemos o pavimento em granito Rosa Monção, que serviu de inspiração à escolha dos restantes materiais, como:
- o mobiliário em termo laminado branco mate (desenhado à medida para aproveitar toda a altura da parede),
a bancada, em Silestone Rougui Lena,
o backsplash em Quarela Gris Antracita.
Ao projetar a cozinha de pequena dimensão, tivemos em conta, a cima de tudo, a combustão e saída de gases, a gestão inteligente dos movimentos entre frigorífico, lava-louça e cocção. A funcionalidade é sem dúvida um dos aspetos a ter em consideração. Assim, a caldeira que se encontrava perto da placa e roubava espaço para executar tarefas de apoio à cocção, foi transferida para o móvel mais perto da janela, para a saída de gases se fazer para a rua.
A máquina da louça passou a ser de encastre e substituímos a placa a gás, por uma placa vitrocerâmica de indução, a qual é mais eficiente e económica, com uma gestão mais inteligente de calor. No rodapé, colocámos duas grelhas para ventilação da placa e outra, para o forno.
Mantivemos o micro-ondas existente e colocámo-lo no nicho do móvel, com a ventilação atrás garantida.
Também mantivemos o frigorífico de livre instalação, o qual mudou de local, libertando e fazendo entrar mais luz no espaço. Aumentámos a capacidade de armazenagem com a maior profundidade do móvel ao lado.
O espaço de trabalho entre cocção e lavagem de alimentos ou louça, foi alargado pois entendemos que é o local principal de trabalho em qualquer cozinha. É uma regra muito básica mas que define muito a qualidade de trabalho e conforto dos utilizadores no espaço. Optámos por aumentar a capacidade do lava-louças, com cuba de instalação inferior e com o escorredor integrado na pedra, já que se torna bastante mais elegante.
Salvaguardámos a questão dos resíduos biodegradáveis por meio da instalação de um triturador de lixo, de forma a afastar os cheiros menos agradáveis da cozinha. O botão pneumático ficou na bancada, junto ao doseador de detergente e da torneira misturadora, mas quase passa despercebido.
Garantimos, em toda a extensão das bancadas, iluminação “led”.
Casa de banho
A zona de duche, sofreu uma notória renovação, trazendo mais conforto a esta área tão íntima da casa. A divisória em vidro sem perfis metálicos a finalizar as superfícies, amplia a dimensão reduzida da casa de banho. Criámos também um nicho em quartzo compacto para colocação de produtos de higiene, de apoio ao duche.
Desistiu-se do toalheiro elétrico e implantou-se um radiador de 5 elementos, que ficou perto da sanita conferindo mais conforto térmico ao espaço, outrora inexistente.
A canalização foi toda renovada assim como os revestimentos. O walk in shower foi desenhado com o mesmo aspeto de revestimento de forma a não compartimentar mais o espaço.
Quarto de hóspedes
Ainda no Piso 0, o quarto suíte desta moradia tinha pouca luz e tinha um pé-direito relativamente baixo, pelo que, foi alvo de demolição e aproveitada toda a sua altura até à cobertura.
Renovámos a caixilharia e sobre a janela mais alta que é inacessível, colocámos uma persiana de rolo com motor. O comando foi colocado na cabeceira da cama, para gestão da entrada de luz. Esta janela tem a mesma implantação do projeto da moradia ao lado, cujo trabalho foi recomendado por este casal .
A finalizar o projeto de remodelação total desta moradia, no piso superior, adaptámos e renovámos as infraestruturas elétricas e de telecomunicações.
Quartos
Nos 3 quartos, mudámos toda a caixilharia e o pavimento foi todo substituído por pavimento flutuante igual em toda a casa. Também neste piso as paredes foram estucadas e pintadas.
A varanda, deu lugar a um escritório com grande conforto tecnológico e uma vista magnífica, visto termos criado infraestruturas, centralizadas e distribuídas num bastidor no interior de um roupeiro, que, garante o fornecimento neste espaço assim como no resto da casa e jardim.
Para projetos de remodelação total, entre em contacto connosco.
“Após recomendação de amigos, decidimos contactar a Desenho Branco para renovar a nossa moradia. A boa impressão causada desde o primeiro momento, nunca desiludiu, pelo contrário. A consultoria prestada desde o início ao final da obra foi exemplar, assim como todas as sugestões para soluções mais práticas e, em certos casos, mais económicas. Recomendámos os serviços da Desenho Branco a uns vizinhos e amigos que, sabemos, estão igualmente satisfeitos. Excelente opção.”
José Pinto
(testemunho do cliente, no Google)
Poderá também ter interesse em:
Remodelação de Moradia em Cascais
Remodelação de Moradia em Cascais (Projeto para Mobilidade Reduzida)