Para dar resposta às ideias e necessidades de uma família de um casal com 2 filhos e a fiel amiga a “Bolota”, abraçámos este projeto de remodelação de apartamento, que se iniciou na cozinha e se estendeu depois ao resto da casa.
Os clientes habitavam o apartamento desde que o adquiriram e, quando assim é, alterar os movimentos habituais pode gerar resistências mas, por outro lado, há uma maior consciência do trabalho bem feito. E foi o que aconteceu!
A nossa intervenção foi em todo o apartamento, com pinturas, afagamento de chão, troca de rodízios em roupeiros, substituição de tetos falsos nas 3 casas de banho e substituição da luz fluorescente colocada em sanca, em toda a sala de estar e jantar, por fita “led”. Contudo, a área que foi pensada e desenhada de raiz, foi a cozinha.
Remodelação de cozinha
Embora a cozinha se encontrasse em bom estado de conservação, o peso da resposta inadequada às necessidades, foi determinante.
A cozinha foi toda renovada quer no que respita aos materiais, quer do ponto de vista das instalações técnicas especiais, dando resposta eficaz às novas necessidades dos equipamentos e face às novas vivências deste século.
Uma vez que a cozinha tinha 2 portas de acesso, uma pelo hall e outra pela sala, optou-se por anular a porta de acesso à sala e, no seu lugar, criar uma zona de passa-pratos. Para uma harmonização de materiais, aplicámos uma moldura em Silestone Rougui comum aos dois espaços. O passa-pratos, para além de facilitar a passagem produtos de um ambiente para o outro, ajuda a aumentar a amplitude dos espaços.
Quanto à outra porta, agora a única porta de acesso à cozinha, substituímo-la por uma de 80cm, para permitir a circulação de uma eventual necessidade de passagem de cadeira de rodas. Pintámos a porta a branco no interior, e, mantivemos a folha de madeira izombé, do lado do hall.
À entrada da cozinha, do lado esquerdo, existia uma despensa que foi demolida. No seu lugar convertemos o restante espaço com móveis dispenseiros com acesso direto, bem como o frigorífico, e a cozinha ganhou amplitude, espaço e leveza.
Entre bancadas, o backsplash da Neolith aço corten satin, de 6 milímetros de espessura, trouxe ao ambiente o contraste de cor e requinte necessários. A bancada da direita ficou com uma profundidade reduzida em relação à da esquerda, para não avançar face à janela de acesso à varanda. Antes da remodelação, neste espaço estava localizado o frigorífico, que tapava grande parte da entrada de luz natural da cozinha. Esta deslocalização fez grande diferença no resultado final, para além de que, se tornou muito mais confortável o seu uso por estar no mesmo alinhamento do plano de trabalho que a cocção e o lava louças.
A bancada do forno tem menor profundidade do que uma bancada tradicional de 60 cm. Ganhámos a profundidade da parede, com a criação de um nicho na parede existente.
Por baixo do forno, e para arrumação suplementar, criámos uma gaveta e colocámos, no rodapé, uma grelha frontal para a ventilação se efetivar.
Ficou ainda garantida a instalação da TV, de fixação à parede, antes do nicho do passa-pratos.
A bancada do lado esquerdo ganhou o espaço adequado de trabalho entre a placa de indução (80cm) e o lava louças. Por estarem ainda em boas condições de utilização e por questões de sustentabilidade, mantivemos as máquinas da louça e roupa que já existiam.
Nesta mesma bancada, no móvel do lava louças, criámos uma solução com guias deslizantes destinada à colocação de lixos recicláveis.
Subimos a altura dos móveis superiores face aos existentes, agora em termo-laminado branco, para aproveitar ao máximo todo o potencial de arrumação, sem o tradicional tapa fumos.
Por fim, pensámos num cantinho especial para o café. Aproveitámos o espaço da sanca da caixa do estore para arrumação das embalagens de café e no lado oposto, o espaço para a colocação de livros de culinária.
Somos especialistas na remodelação de cozinhas. Contacte-nos se pretende saber mais.
Poderá também ter interesse em:
Remodelação de Cozinha em Sintra
Remodelação de Cozinha em Campolide