projecto-linda-a-velha-estudio-0'

Local

ano de construção

projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-1'
projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-2'
projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-4'
projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-5'
projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-6'
projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-7'
projecto-linda-a-velha-desenho-branco-estudio-8'

Projeto e Execução para Remodelação de Estúdio

Transformámos um espaço inóspito num estúdio luminoso.

Situado numa cave, em Linda-a-Velha (Oeiras) e apenas com duas pequenas janelas com entrada de luz natural, percebemos, de imediato, que a prioridade número um, para uma remodelação de estúdio como esta, se focava na necessidade de iluminação artificial, seguida de conforto: conforto ergonómico, conforto de insonorização, conforto de materiais, etc.

O investidor ainda não estava certo do uso que iria dar ao imóvel e, por essa razão, o nosso projeto foi desenhado para o estúdio vir a ser uma área de trabalho, um alojamento local ou, ainda, arrendamento de longa duração.

Não descaraterizando a construção do edificado, respeitámos o caráter existente, mantendo o revestimento no pavimento e a linguagem pontual de decoração, numa alusão expressa à época, onde unimos o passado com o futuro.

O estúdio tem duas portas de acesso ao prédio, uma pelo interior do prédio e outra pelo exterior. Com a colaboração da WORKTIME (que foi fundamental para o sucesso deste projeto, com as instalações elétricas e eletrónicas) colocámos na porta de acesso pelo exterior, uma porta com fecho biométrico, para dispensa de chaves. Mas podendo ainda assim usá-las, caso apeteça ou falhe pontualmente a eletricidade. A leitura da impressão digital, facilita a desagradável ideia de termos de andar sempre cheios de chaves, de perda e de esquecimento das mesmas. É uma solução muito útil, se pensarmos nas imensas vantagens que se ganham.

 

Salas

Entrando no espaço pela porta do exterior, temos a sala de estar ou de trabalho, a cozinha (em frente), a lavandaria à direita e ainda a instalação sanitária. Ao fundo, uma sala de apoio ou de trabalho e, do lado direito, um quarto, que também pode ser um escritório.

A iluminação das salas ficou com luz pontual de teto, com regulação de intensidade e, em alternativa, luz indireta no teto junto à janela. A comutação foi garantida entre salas e cozinha.

As duas salas ficaram equipadas com pontos de antena de TV e a caixilharia foi substituída por alumínio com corte térmico.

 

Cozinha

A cozinha foi projetada a pensar no futuro que o estúdio pudesse vir a ter: para as vivências de um casal, para um espaço de trabalho (como cozinha de apoio) ou, para uma pessoa (se o estúdio vier a ser  arrendamento de longa duração).

O mobiliário de cozinha e respetiva bancada foram produzidos com o plano de trabalho a 95 cm de altura. Regra geral, as bancadas de trabalho estão balizadas entre os 88 cm e os 90 cm. É uma generalização que serve para normalizar as grandes marcas de mobiliário e eletrodomésticos, atendendo à maioria das pessoas com altura mediana. No entanto, é possível fugir desta uniformização e dotar os móveis de uma altura de conforto. Como o estúdio poderia vir a ser alugado a potenciais estrangeiros, a média de alturas tem forte probabilidade de aumentar, tornando-se muito confortável, do ponto de vista do utilizador. O cliente, por também ser uma pessoa alta, percebeu o valor desta alteração.

Os móveis instalados são em termo-laminado, a bancada em quartzo compacto e os eletrodomésticos são de encastre, à exceção da máquina da louça, que é de livre instalação. A máquina da louça tem apenas 45 cm de frente, destina-se a pequenos espaços e serve uma ou 2 pessoas, no máximo da sua utilização. A placa dominó de indução também é de dimensão reduzida com apenas 2 queimadores. O frigorífico é uma peça para colocação sob bancada e que garante frio e congelação.

O espaço para refeições ficou também garantido, assim como a iluminação indireta no teto e por baixo dos móveis superiores.

 

Lavandaria

Nesta zona técnica ficaram colocados o termoacumulador e as máquinas de secar e lavar roupa, com um lava-louças na bancada, vulgarmente conhecido por tanque.

 

Instalações sanitárias

A instalação sanitária estava inicialmente com a porta de acesso voltada para a sala, mas optámos por mudar a sua posição. Fechámos a parede e a entrada para a instalação sanitária, passou a ser feita pela zona de lavandaria. A parede com a porta ficou em alvenaria, mas colocámos um vidro no topo da porta, para entrada de luz natural. Este orifício de passagem de luz passa a ter grande valor, no caso de o destino deste estúdio ser escritório, permitindo às outras pessoas saberem se está ocupado ou não.

Voltado para a sala ficou um pequeno cubo no qual se percebe a iluminação no seu interior.

 

Quarto ou Escritório

O espaço ficou amplo e aproveitámos as características das paredes para criação de nichos, inclusivé os de luz natural. O quarto está localizado ao lado da lavandaria, onde se encontra uma das fontes de luz principais, que faz ponto charneira para o quarto, lavandaria e WC.

Nesta espaço imaginámos também uma possível cama pelo que, no nosso projeto, garantimos um nicho para colocação de uma TV ou de outro elemento decorativo. Ao fundo, colocámos um tampo de madeira para funcionar como mesa de trabalho ou servir como toucador. E, à esquerda, um bom apoio para livros ou elementos decorativos.

Neste espaço dedicado ao quarto, ou possível escritório, o pavimento foi revestido para maior conforto. E, no resto do estúdio, o pavimento hidráulico existente foi polido e vitrificado, realçando a cor do material de origem.

 

Contacte-nos, se pretende saber como podemos ajudar a renovar e trazer mais luminosidade à sua habitação.

 

Poderá também ter interesse em:
Remodelação de Sotão em Sintra
Remodelação de Apartamento em Carnaxide

error: Conteúdo protegido