projecto-sao-bento-desenho-branco-ilha-cozinha-4'

Local

ano de construção

projecto-sao-bento-desenho-branco-ilha-cozinha-2'
projecto-sao-bento-desenho-branco-ilha-cozinha-0'
projecto-sao-bento-desenho-branco-ilha-cozinha-3'

Projeto e Execução de Cozinha com Ilha

A participação da Desenho Branco foi de estudo, planeamento e execução da ilha na cozinha, deste apartamento em Lisboa.

O projeto de arquitetura da autoria do Atelier 126, com a assinatura da Arq. Paula Ferreira e obra fiscalizada pelo Arq. Nuno Arenga, a quem agradecemos as fotografias do trabalho.

Seguimos as linhas orientadoras do projeto de Arquitetura, naturalmente, para implantar a cozinha e materiais definidos.

E, como muitos defendem, que o coração da casa é a cozinha, neste caso, atrevemo-nos a dizer que o coração da cozinha é a ilha. A antiga lareira da casa deu lugar à ilha, a qual tem agora um destaque em todo o espaço e vivência da cozinha.

O plano principal de trabalho é a ilha e a ilha é a cozinha.

Manteve-se a pedra de Lióz original da lareira e incorporaram-se todos os materiais de utilização diária, para ser de extrema funcionalidade. Nela, foram incorporados:

  • Lava-louças
  • Máquina da louça
  • Frigorífico,
  • Arca congeladora vertical
  • Placa de indução
  • Móvel de forno e Forno com gavetão para talheres
  • Espaço de armazenagem

 

Nas laterais da ilha, criámos espaços de preparação de alimentos, frio e apoio à cocção.

Na longa parede que cria vivência e articulação direta da cozinha com o resto da habitação, aproveitaram-se todas as portas existentes na casa, que deram origem a um grande armário para guardar outros utensílios e servir o propósito de despensa, para arrumação de mercearias e pequenos eletrodomésticos, como a máquina do café, torradeira, etc., e louças de apoio à sala de refeições. Cada um no seu lado adjacente.

A iluminação foi reforçada sobre o lava louça e, o exaustor sobre a placa de indução, contou com iluminação para tornar a tarefa de cocção, mais fácil e agradável.

O pavimento apresenta um desnível muito grande, devido à idade do edifício, e foi um desafio nivelar o mobiliário da ilha, que foi ultrapassado com a experiência da equipa de carpintaria.

 

Somos especialistas em design de cozinhas, aconselhe-se connosco.

 

Poderá também ter interesse em:
Remodelação de Cozinha com Ilha em Cascais
Remodelação de Cozinha em Alvalade

error: Conteúdo protegido