Remodelação de Cozinha | Sintra - Desenho Branco

Local

ano de construção

Remodelação de Cozinha | Sintra - Desenho Branco
projecto-sintra-desenho-branco-cozinha-0'
Remodelação de Cozinha | Sintra - Desenho Branco

Remodelação de Cozinha em Sintra

O pedido de remodelação desta cozinha foi feito com bastante tempo de antecedência pelos donos do apartamento, em Sintra.

O tempo para desenvolvimento deste projeto de remodelação de cozinha, permitiu pensar o espaço, maturar o projeto e definir o layout final, sem pressas. Houve tempo para escolhas dos materiais, dos equipamentos, revestimentos, cor das pinturas de paredes, etc.

Foi um processo que decorreu “comme il faut”.

Por vezes, o receio de se pensar sequer iniciar uma obra, por mais pequena que seja, desencadeia fatores que paralisam qualquer avanço, designadamente:

  • O seu custo;
  • O tempo que a obra poderá durar;
  • O facto de não se ter para onde se ir durante a execução da obra e o desconforto da mudança (quando necessário) e tudo o que isso implica.
  • O facto de não se conhecer quem execute o trabalho e o estigma generalizado, associado aos executantes;
  • O excesso de informação disponível na internet, cujas vertentes de conhecimento se percecionam muito técnicas e diversas.

 

Estes receios são comuns e naturais, próprios do desconhecido. Sabe-se que a mudança é necessária, por vezes urgente, mas todo o tempo que dedicam à causa na tentativa de arranjar soluções, acaba, invariavelmente, por ser um tempo frustrante que só adensa antigas inseguranças.

Contudo, recear o desconhecido sem ter um projeto, um plano de ação, um custo associado, não faz sentido. Como menos fará, avançar para uma obra que mexe connosco, com o nosso abrigo, sede da nossa vida e com os nossos recursos financeiros e emocionais, sem nos fazermos acompanhar por profissionais devidamente reconhecidos por nós.

Isto, sim, faz sentido. Avançar com factos concretos e com a identificação dos profissionais que escolhemos, o que parecia impossível de concretizar, torna-se numa agradável e bem sucedida remodelação, da qual, se sente que se faz parte e compreende todo o processo.

Quando o cliente tem um projeto na mão, ganha certezas do que quer ver, sabe o seu custo, quando se realizará e quanto tempo demorará. Só assim ganha consciência real de como pode traçar objetivos e planear a mudança. Aconteça ela nesse momento, dali a 6 meses ou 1 ano. No caso desta cozinha, foi mais tempo.

Sobre esta remodelação de cozinha, os clientes, em família (pai, mãe e filhas), visitaram-nos várias vezes e chegaram a um consenso. E, de acordo com os gostos e necessidades de todos, fechámos o layout.

Demolimos a despensa, “esventrámos” a cozinha. Tudo foi renovado.

Aplicámos um pavimento cerâmico e a cor das paredes ficou num tom suave.

A escolha do mobiliário de cozinha passou pelo termo-laminado preto mate e madeira, Egger, sem puxadores visíveis, com bancadas em pedra de quartzo preto, lava louças em compósito preto e uma torneira Essence Brushed Hard Graphite da Grohe.

A remodelação da cozinha teve igualmente em conta a bancada do lava louças, que passou a estar no mesmo plano de trabalho de preparação e lavagem de produtos para a cocção (placa vitrocerâmica), algo que não acontecia anteriormente. E, mais uma vez, ampliámos a zona de trabalho entre o lava louças e a placa de indução. Esta área de trabalho é a ÁREA da cozinha onde a maior parte dos trabalhos acontece: Deve estar livre e desimpedida e ter espaço suficiente para a preparação, tempero e corte dos alimentos.

Aplicámos um exaustor com aba orientada, em vidro preto.

A placa de indução ficou, propositadamente, descentrada com o exaustor, uma vez que os clientes indicaram a vontade de colocarem um robot de cozinha do lado direito da placa. A combinação dos 2 elementos, centra com o exaustor, equilibrando a função e harmonia conjunta.

A cozinha foi também equipada com um triturador de lixo e um separador de lixos recicláveis. Este equipamento tem um poder especial dentro do espaço, uma vez que desfaz o lixo orgânico e o cheiro dos desperdícios desaparecem da cozinha. Caso não exista um compostor esta pode ser uma solução muito eficaz. Estas peças são ligadas ao ralo do lava-loiças (pelo interior do móvel) e apenas fica visível um discreto botão de acionamento na bancada junto à torneira.

As máquinas existentes da loiça e roupa mantiveram-se, para mais tarde, serem trocadas por pretas.

Os móveis altos de coluna foram geridos de forma a colmatar todas as peças da antiga despensa, mas de forma mais organizada e acessível. O móvel de canto, à direita, foi feito com uma construção especial, de forma a introduzir um carro de aspirador inteiro, unindo-se rodapé e porta, para maior conforto de utilização. Também à entrada da porta da cozinha, foi desenhado um móvel especial dedicado aos momentos de pausa e valorização da vida:  o sabor de um bom café ou um aromático chá. Assim, criou-se um nicho para colocação da máquina de café ou chaleira, e por cima, ficou espaço para os serviços de louça correspondentes. Em baixo reservámos uma gaveta para armazenamento de café, chá e acessórios de apoio.

Na parede esquerda de quem entra na cozinha, ficaram posicionados os frigoríficos existentes, seguidos de dois armários de coluna, destinados aos artigos de limpeza e tratamento de roupas. Estes móveis posicionaram-se junto à janela devido à localização do estendal no exterior da janela, fazendo a triangulação com a máquina de lavar roupa.

Somos especialistas na remodelação de cozinhas. Contacte-nos se pretende a apresentação de uma proposta.

 

Poderá também ter interesse em:
Remodelação de Apartamento na Parede
Remodelação de Cozinha em Carnaxide

error: Conteúdo protegido