Os nossos Clientes confiaram-nos esta remodelação em Cascais, a qual teve que ser adaptada a uma nova realidade: o pai de um dos membros do casal, passou a deslocar-se em cadeira de rodas.
Ao perceberem para os próprios, que um dia mais tarde poderiam ter as mesmas limitações na moradia, decidiram avançar com a mudança. Era imprescindível garantir uma maior mobilidade quer dentro e fora da casa, assim, como conforto, segurança e qualidade de vida.
Com estas premissas em mente, a Desenho Branco avançou para o desenho da remodelação desta moradia de 2 pisos, em Cascais.
No briefing inicial identificámos as patologias do edifício, a falta de luminosidade e o gosto pela tecnologia.
Toda a casa foi intervencionada desde a cobertura, com melhoria do desempenho energético, até à garagem, que transformamos em suite e preparada para a mobilidade reduzida.
O esquema de cores neutras foi usado para fornecer um cenário elegante em todas as áreas comuns, de forma a percecionar-se uma linguagem entre todos os espaços, através da cor e do pavimento, deixando margem para a reinterpretação de alguns elementos decorativos e reintrodução de algum do mobiliário existente, assim como o tapete da sala.
O tom azul petróleo utilizado em duas paredes do quarto suite do casal, criou um sentimento de tranquilidade e serenidade, mas ao mesmo tempo, com o objetivo de deixar o espaço mais vivo e destacado.
De salientar que este quarto suite, foi criado de raiz, dando uma nova vida à garagem que não era utilizada e servia apenas para arrumação de objetos.
Para dar lugar ao quarto suite, a garagem foi destelhada e criada uma nova cobertura. As paredes foram desenhadas ao centímetro para garantir que a cadeira de rodas tinha livre circulação, em total conforto e segurança.
Foi construída uma nova rede de águas e esgotos, de sistema de águas quentes sanitárias independente, assim como um quadro elétrico parcial.
A reorganização deste espaço levou à criação de um acesso direto do quarto suite para a sala de jantar e de estar, com melhoramentos para mobilidade independente em toda a sala.
Também criámos uma entrada de acesso independente ao quarto suite, pelo exterior. No quarto suite garantimos:
- um novo quadro elétrico parcial e independente,
- telecomunicações com quadro ATI,
- águas quentes e frias na casa de banho,
- sistema de esgotos,
- instalação de ar condicionado.
Os circuitos de iluminação ficaram assegurados em parte da casa, por módulos de comando WI-FI com “simulação de presença”. Este reforço foi uma mais valia já que os clientes têm uma segunda habitação onde passam uma grande parte do tempo.
Na sala de jantar e de estar, para além de garantir a total mobilidade com cadeira de rodas, a lareira em pedra foi removida, mas aproveitou-se o recuperador de calor, servindo de base a uma peça de mobiliário única e de grande utilidade para o casal.
Os quartos foram todos pintados e repavimentados e colocado ar condicionado em todas as divisões. No piso 0 colocou-se um bastidor no interior do roupeiro da entrada, que reparte o fornecimento da nova rede de fibra por toda a casa, e, querendo, dirigidas remotamente as instalações elétricas, por ondas rádio, para monitorização à distância pelo telemóvel, simulando a presença na habitação entre outras possibilidades.
Com o nosso aconselhamento, o cliente selecionou a iluminação decorativa para todo o piso 0, o que permitiu uma harmonia em todo o ambiente. No hall projetou-se uma luminária de grande dimensão que, em espelho, destaca o arco de passagem. Também no cimo das escadas o destaque da forma do vitral deu origem às luminárias com o mesmo recorte de forma invertida.
A instalação sanitária social foi totalmente renovada. O lavatório foi pensado para um total e confortável acesso ao mesmo, uma vez que os gavetões foram construídos de forma independente, a fim de poderem vir a ser retirados. Todo o mobiliário foi desenhado à medida.
Ainda no piso 0, na casa de banho da suite, aplicámos os revestimentos de chão e paredes e, aproveitámos o facto de existir um pé direito alto, e haver inclinação das duas águas da cobertura e concebemos um teto em vidro, que permite agora a passagem de luz natural, garantindo a higienização pelo exterior.
A caixilharia foi substituída, de forma a garantir o corte térmico e foram instaladas as cortinas com comando à distância (para maior conforto com as entradas de luz). A vedação da moradia foi também renovada e o portão foi substituído e motorizado.
Por conhecer o gosto deste casal, pela natureza e contacto com o exterior, ampliámos o terraço exterior em profundidade até ao limite da casa e colocámos uma guarda em vidro e corrimão, outrora inexistentes. Criámos a perceção de sala alongada ao jardim e facilitando a mobilidade em cadeira de rodas, em harmonia e segurança.
Contacte-nos, se pretende saber como podemos ajudar na remodelação da sua moradia.
Poderá também ter interesse em:
Remodelação Total de Moradia em Alcabideche
Remodelação de Cozinha na Parede