projecto-cascais-desenho-branco-moradia-2'

Local

ano de construção

projecto-cascais-desenho-branco-moradia-3'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-18'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-5'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-6'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-7'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-0'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-8'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-9'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-1'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-10'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-11'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-12'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-13'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-14'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-17'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-16'
projecto-cascais-desenho-branco-moradia-15'

Remodelação de Moradia em Cascais

Nesta remodelação de moradia, intervimos em quase todas as divisões da casa, desde o hall até à cozinha, passando pela sala de estar e jantar, quartos, lavandaria e área exterior.

O objeto inicial desta remodelação de moradia com 3 pisos, começou por dois pontos principais:

  • reorganização de um novo espaço de cozinha, sala, 2 quartos e lavandaria.
  • deteção de fugas de água da piscina para o interior da casa através do poço de compensação, contíguo à lavandaria.

 

Hall

No piso 0, junto à entrada principal, onde se vê  um paralelepípedo fixo no painel à esquerda, era a porta de serviço da cozinha. Mantivemos a porta que ficou sem função.

Este paralelepípedo sem topo destina-se ao depósito de pequenos objetos como chaves e/ou acessórios de bolso, de quem entra em casa, resolvendo a questão da furação do antigo puxador.

 

Cozinha

A parede que separava a cozinha da sala de jantar, foi demolida, unindo os dois espaços.

Para dar continuidade de leitura à madeira que revestia a entrada da casa e harmonizar com a abertura da cozinha para a sala, aplicou-se o mesmo folheado de madeira de Tola.

Na união dos pavimentos da cozinha com a sala, aplicámos a mesma madeira Itauí, igual à restante existente, na zona da parede demolida.

 

No interior da cozinha

Para uma maior comunicação entre espaços (cozinha e sala de jantar), posicionámos a zona de cocção voltada para a área social.

Uma tendência cada vez mais procurada, e que foi aplicada nesta cozinha, foi o exaustor e a placa, numa só peça. Aliando funcionalidade e Design, não obrigando a que a exaustão seja feita por conduta para o exterior. Neste projeto, optámos pelo exaustor e placa da Bora. Junto desta peça única, desenhamos um pequeno móvel deslizante, de apoio à cocção, para colocação de especiarias, seguido de um móvel com 2 gavetões para fácil arrumação de tachos e panelas. À direita deste móvel, 2 gavetas  para arrumação de talheres compridos e panos, e mais um gavetão alto.

Em todas as portas e gavetas foram aplicadas ferragens Blum. Estas ferragens, de origem alemã, têm um sistema de amortecedores para que, no momento de fecho com um pequeno impulso, este seja leve e silencioso.

O lava-louça é de colocação inferior, com o pormenor do escorredor estar integrado na pedra da bancada da cozinha. Foi também aplicada uma torneira alemã Grohe e um triturador de resíduos biodegradáveis da Franke, para eliminação de cheiros de desperdícios alimentares dentro da cozinha.

Para uma cozinha e casa destas dimensões, desenhámos a solução para  2 frigoríficos combinados e idealizámos uma despensa no canto esquerdo, com iluminação por sensor. Para que, quando uma das portas da despensa se abra, a luz acenda e torne mais eficaz o acesso ao interior.

O forno e micro-ondas existentes, foram recolocados por estarem em bom estado de funcionamento.

A iluminação em toda a cozinha, foi pensada para a iluminar os pontos necessários: na bancada de cocção, junto aos móveis de coluna e lava louça. A iluminação de colocação inferior nos móveis superiores, também idealizada de forma a ser eficaz para trabalho na bancada, principalmente à direita da placa.

 

Sala de Jantar e Estar

Com a sala de jantar a manter a posição original, o mobiliário inferior da cozinha ficou voltado para a sala e foi revestido com a mesma madeira, existente na entrada do hall. O revestimento foi projetado para uma leitura de continuidade, mas também requinte e conforto.

Na sala de estar, para uma resposta funcional (tanto a esta zona como à zona de estar), desenhámos um móvel com um conceito de ABRAÇO, uma vez que, no lado interior da sala de estar, todo o móvel, uma peça inteira, envolve o sofá.

O móvel é constituído por:

  • aparador
  • alçapão (na parte de trás do sofá) para colocação de umas mantas, almofadas,
  • mesa de apoio
  • tomada para colocação de um candeeiro de mesa
  • fita “led” desenhada para iluminação ambiente, com regulação de intensidade de luz na cabeceira do sofá

 

O móvel de TV foi desenhado com as novas dimensões do novo aparelho, a ser adquirido posteriormente. O interior do móvel foi pintado no interior, em cor escura, para um maior descanso da vista e um dos gavetões foi desenhado com porta abatível, para zona técnica dos diferentes equipamentos.

Quanto ao ar condicionado, uma vez retirados os dois splits na parede demolida e que separava a cozinha da sala, foi colocada  uma máquina mais potente no teto falso, junto à lareira e onde ficaram visíveis apenas, as grelhas de ar.

 

Escadas e Roupeiro de acesso aos quartos

Nas escadas de acesso ao 1º piso, aplicámos iluminação de parede, ativada por sensor, sempre com vista ao melhor desempenho energético.

Já no 1º piso, no corredor de acesso aos quartos e instalações sanitárias, projetámos e criámos um roupeiro de grande dimensão, para as roupas de cama e banho, e que serve de apoio às divisões deste piso.

A iluminação foi reposicionada face à existente, para ser mais eficaz no acesso ao interior do roupeiro.

 

Quarto

Neste nosso projeto, os 2 quartos do 1º piso, deram lugar a um quarto amplo.

O quarto dispõe agora de uma zona de trabalho e também de uma zona de lazer, onde é possível colocar um sofá perto da janela. Seguindo o conceito do móvel ABRAÇO situado na sala de estar, desenhámos uma mesa de cabeceira que funciona também como espaço de leitura e/ou contemplação do exterior.

Com a anulação da porta que dava acesso ao segundo quarto, foi possível aumentar o espaço de roupeiro, que já existia. A iluminação foi projetada para servir o interior do roupeiro.

Na área de dormir, à esquerda da cama, foi criado um móvel sapateira, com acesso pelo lado de fora e voltado para a zona de vestir, onde se encontra o roupeiro.

A instalação de ar condicionado, foi um desafio. Tínhamos 2 splits na parede demolida e, optámos por reposicioná-lo na parte superior da porta de entrada do quarto.

 

Lavandaria

Situada no Piso -1, esta área técnica sofreu uma grande intervenção. Abrimos o espaço à antecâmara comum e a outro pequeno espaço, que se percebeu ter sido preparado para um lavabo. Aproveitámos os três espaços repartidos e criámos um espaço para tratamento, lavagem e passagem de roupa a ferro.

O desenho do espaço passou pela colocação de móveis em coluna, para colocação de equipamento e arrumos, assim como zona de varão para roupa em cabides, e ainda uma bancada de trabalho com aproveitamento inferior, onde foi integrado um tanque para lavagem de peças de roupa à mão. Os dois gavetões à direita do tanque destinam-se à roupa por passar, seguidos dos cestos em verga, para transporte da roupa passada, para os pisos superiores.

A iluminação foi desenhada no teto falso, com uma temperatura de cor neutra, por se tratar de um ambiente de trabalho. A iluminação em linha contínua na base da prateleira, foi também reforçada por fita “led”, para poder ser a alternativa, sempre que a iluminação de teto não seja necessária.

E ainda, de modo a não haver nenhuma passagem de cheiros, a tampa do coletor de esgotos foi renovada e ficou estanque, algo que não existia até então.

 

Jardim

Ainda na remodelação desta moradia, efetuámos diversos melhoramentos no exterior e demos resposta à fuga de água da piscina.

A área que envolve a árvore no piso 0, um ácer, foi removida e impermeabilizada. Repusemos a terra e as lajetas de betão.

Para se perceber a proveniência da fuga de água na piscina, foi necessário proceder ao seu vazamento. Ao descobrimos o problema no tanque de compensação, procedemos à sua reparação e impermeabilização, resolvendo a infiltração de água para o interior da casa.

Procedemos também à reparação de fissuras que, entretanto, detetámos no interior da piscina.

Ainda no exterior da moradia, por problemas de drenagem por cima da garagem, retirámos uma parte de relva e aplicámos deck. Esta alteração permitiu passar a servir a cozinha num pátio exterior, potenciando o convívio e as refeições ao ar livre.

 

Contacte-nos, se pretende saber como podemos ajudar na remodelação da sua moradia.

 

Poderá também ter interesse em:
Remodelação Total de Moradia em Alcabideche
Remodelação de Moradia em Cascais (Projeto para Mobilidade Reduzida)

error: Conteúdo protegido